O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa se preparou para vencer o Sporting, que considera a melhor equipa em Portugal, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, marcado para sexta-feira.

“Nós, quando preparamos um jogo, seja de campeonato ou de Taça, preparamo-lo sempre para vencer. Não há aqui algo para mexer com a mente dos jogadores, porque são duas coisas muito óbvias para nós: neste momento, o Sporting é a melhor equipa em Portugal e nós preparamos seja que jogo for sempre com o intuito de ganhar. É simplesmente isto”, disse Ricardo Pessoa, em conferência de imprensa.

O técnico do 16.º classificado da II Liga disse ser “genuíno” na forma como reconhece “essa capacidade e esse mérito” à equipa ‘leonina’, atual líder da I Liga, que, já na época passada, considerava a melhor equipa portuguesa, “porque foi campeão”, justificou.

Ricardo Pessoa considerou o “fator motivacional” muito importante para tentar contestar o favoritismo do adversário, lembrando que, para muitos dos seus jogadores, “será a primeira vez que defrontam um adversário desta capacidade, deste requinte”.

Em relação à estratégia trabalhada pelos algarvios, o treinador do Portimonense explicou ter identificado “alguns pontos menos positivos” e também “muitos pontos positivos” no Sporting.

“Dentro daquilo que são as questões menos positivas que nós encontrámos, trabalhámos sobre elas e vamos tentar pôr em prática durante o jogo, de forma a tentarmos tirar partido dessas situações, que nos permitam sermos bastante competitivos durante o jogo”, salientou Ricardo Pessoa, que, como jogador, esteve envolvido em duas eliminações do Sporting na Taça de Portugal.

Reconhecendo que a sua equipa vai estar “mais momentos em processo defensivo”, o técnico explicou que tem de ser “muito organizada, muito concentrada, porque o Sporting tanto é forte a jogar pelos corredores como é forte a jogar pelo corredor interior”.

“Os jogadores do Sporting quase que jogam de olhos fechados, portanto, têm um conhecimento muito amplo uns dos outros, têm o mesmo treinador, o Ruben [Amorim], a fazer um trabalho fantástico durante quatro anos, mas nós temos de tentar encontrar sempre alguma questão menos positiva no jogo do Sporting, para tentar tirar partido disso e irmos à procura de sermos competitivos e de passar a eliminatória”, acrescentou.

Questionado sobre a melhor forma de travar Viktor Gyökeres, Ricardo Pessoa afirmou que, “acima de tudo, é tentar que ele não seja servido”, mas ressalvou que o Sporting “vale pelo seu todo” e tem “o plantel mais forte dos últimos quatro anos”.

“Obviamente que temos de olhar para todo um conjunto e não só para uma individualidade, apesar de sabermos que é um jogador que faz uma diferença enorme, seja em que competição for. Mas o Sporting tem outros jogadores de enorme qualidade, tanto no setor ofensivo como no setor defensivo”, referiu Ricardo Pessoa.

Portimonense, 16.º classificado da II Liga, e Sporting, líder da I Liga, defrontam-se pelas 20:15 de sexta-feira, no Estádio Municipal de Portimão, às 20:15.

 

Lusa