No âmbito da Missão BrasilExport, uma comitiva de mais de 50 empresários e representantes de entidades públicas brasileiras com ligação ao setor da logística marítimo-portuária visitou o Porto de Sines.

A sessão de auditório contou com apresentações da Autoridade Portuária, da AICEP Global Parques que gere a zona industrial e logística adjacente e da Comunidade Portuária e Logística, que apresentaram as oportunidades oferecidas ao mercado brasileiro.

O programa contou ainda com uma apresentação do projeto JUL – Janela Única Logística, já implementado no Porto de Sines, e dos benefícios que acarreta para os stakeholders da cadeia logística, numa visão intermodal. Recorde-se que o governo brasileiro tem em curso, o desenvolvimento de um sistema de digitalização dos processos portuários denominado “Porto sem Papel”.

Na sessão estiveram ainda presentes representantes de empresas que operam em Sines, fomentando-se o networking empresarial. A comitiva teve ainda oportunidade de visitar, in loco, os terminais portuários especializados do Porto de Sines.

O mercado brasileiro é muito importante para o Porto de Sines, que oferece ligações regulares de carga contentorizada, sendo de particular relevância no que respeita ao mercado do agronegócio, tendo o porto potencial para posicionar-se como porta de entrada para este tipo de produtos, não só para a Península Ibérica, como também para a Europa e norte de África.