A lancha, com 14,9 m de comprimento, boca de 4,4 m, calado de 1,3 m e deslocando 18,8 tons, tem a propulsão assegurada por motores Volvo e dois hélices de 4 pás, com uma velocidade operacional de 25 nós. O tanque de combustível tem uma capacidade de 1.800 lts e o da aguada de 110 lts.
A embarcação dispõe igualmente de um conjunto generoso de equipamentos de comunicações e de navegação, incluindo radar, sonda, GPS e ECDIS. O casco está protegido com defensas em toda a volta e preparado para os impactos que podem ocorrer em condições de mau tempo, quando das atracações para transferência de pilotos. Dispõe ainda de equipamentos de segurança adicionais, nomeadamente para o resgate de náufragos, em que se destaca a plataforma hidráulica de recolha à popa e Jason Cradle.
Numa homenagem e reconhecimento ao inexcedível empenho de todos os profissionais de saúde no contexto pandémico, a nova lancha tem por madrinha a Delegada de Saúde de Sines e responsável pela Sanidade Marítima, Fernanda Santos, numa cerimónia que contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e demais representantes da comunidade portuária.
A cerimónia enquadrou-se na reunião de trabalho que decorreu entre o Secretário de Estado das Infraestruturas e o Conselho de Administração da APS, tendo este membro do Governo visitado as obras de expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) da responsabilidade da PSA Sines (concessionária do Terminal), bem como os trabalhos referentes à extensão do Molhe Leste, da responsabilidade da autoridade portuária, que dotarão o Porto de Sines de uma capacidade total de 4.1 milhões de TEU.