O Porto de Sines registou uma subida de três lugares no Top 100 Mundial, ocupando a 95ª posição do «World Top Container Ports 2022» da revista especializada «Container Management».

 De salientar ainda, a referência a Sines como um dos portos Europeus a alcançar um crescimento de dois dígitos.

O Terminal de Contentores do Porto de Sines encerrou o ano de 2021 com a melhor marca de sempre, ultrapassando 1.8 milhões de TEU, o que corresponde a um crescimento homólogo de 13%, permitindo subir três posições no ranking internacional.

As obras de expansão que visam duplicar a capacidade de movimentação do terminal de Contentores (Terminal XXI) para 4.1 milhões de TEU decorrem a bom ritmo, com a primeira etapa, que inclui 204 metros adicionais de comprimento de cais, a ter sido concluída em junho. Uma vez que o terminal tem agora capacidade de movimentação de três Megacarriers em simultâneo, espera-se que haja um aumento da movimentação anual. Concluídas as obras, que resultam de um investimento privado de 660,9 milhões de Euros por parte da PSA Sines, concessionária do Terminal, será possível a operação simultânea de quatro Megacarriers.

Enquanto se prevê que as operações ferroviárias aumentem, a PSA e a APS têm vindo a promover a construção e melhoria dos acessos ferroviários ao terminal. O Governo está em simultâneo a trabalhar no sentido de reforçar a ligação ferroviária entre Sines e a fronteira Espanhola, o que permitirá que o porto sirva de forma mais eficiente os importadores e exportadores Ibéricos.

Um dos principais objetivos do Plano Estratégico do porto para os próximos dez anos é o de conquistar 8% do mercado ibérico, duplicando assim a sua quota de tráfego de e para o hinterland.