Em tempos de aumento dos preços da energia, também é importante dar atenção especial ao uso de eletrodomésticos para evitar gastos elevados nas faturas ao final do mês. Deixamos-te algumas dicas úteis para colocar em prática e economizar com o frigorífico e reduzir o consumo.
Quanto custa manter o frigorífico ligado?
Como se sabe, ao contrário de outros eletrodomésticos, o frigorífico está sempre ligado. Isso inevitavelmente afeta o consumo. Em média, estima-se que um aparelho com potência entre 100 e 300 Watts gere um consumo de cerca de 100-240 Watts por hora.
Enquanto o consumo diário do congelador oscila entre 1 e 2 kW. No entanto, vários fatores afetam estes valores, como a idade do aparelho e, sobretudo, a classe energética do mesmo. Para entender o consumo anual real na fatura, basta multiplicar esse valor pelo custo da eletricidade estabelecido pelo fornecedor.
Em que número colocar o frigorífico?
Muitos se perguntam sobre a temperatura ideal para definir no frigorífico. Geralmente, estes aparelhos devem ter valores que variam de um mínimo de + 4 ° C a um máximo de + 6 ° C.
No entanto, os modelos mais antigos possuem um botão interno para ajustar a temperatura com números de 1 a 5/6 (mas em alguns casos pode até ir até 7/8). O 1 indica a temperatura menos fria, enquanto o número mais alto corresponde à temperatura mais fria. Basta girar a roda para os valores desejados, geralmente evitando extremos e favorecendo uma posição intermediária.
Quando é que o frigorífico consome mais?
Um frigorífico consome mais quando está vazio do que quando está cheio. Isto porque no segundo caso os ciclos de ligar e desligar do motor elétrico são mais longos mas menos frequentes e é precisamente a eletricidade consumida ao ligar o compressor que pesa mais na fatura do que a utilizada para o seu funcionamento uma vez ligado.
Além disso, quando cheio, o frigorífico mantém melhor a temperatura. Quando os alimentos são colocados num frigorífico cheio, são necessários mais tempo e energia para serem arrefecidos, mas, uma vez atingida a temperatura, podem ser mantidos com mais facilidade devido à inércia térmica.
Como economizar energia com o frigorífico?
O primeiro passo para economizar é comprar um frigorífico com classe energética mais alta. Não só isso, ao escolher um determinado modelo, deve ser feito tendo em conta as necessidades reais da família (evite aqueles que sejam muito pequenos ou grandes em relação às necessidades), preferindo dispositivos que evitem a formação de gelo.
Quanto às boas práticas, deve-se sempre deixar os alimentos arrefecerem antes de colocá-los no frigorífico. Outra regra sempre válida é evitar abrir a porta com frequência, mesmo quando levamos as compras de volta para casa, seria um bom hábito abrir o frigorífico e enchê-lo de uma vez. Outro truque útil é ajustar o termostato entre o nível mínimo e médio.
Por: Idealista