O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11h00, com o famoso «Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota.
O célebre banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado.
Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho de que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.
Para manter viva a tradição, a associação «A Manta» e a Câmara Municipal de VRSA apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos até à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.
As festividades integram uma série de concertos e bailes, a partir das 22h00, por onde vão passar, ao longo de uma semana, bandas e artistas como Mónica Sintra, que subirá ao palco no dia 26 de agosto.
No dia 27 de agosto, o cartaz integra uma corrida solidária, às 9h00, a favor da construção da Capela da Manta Rota.
A 29 de agosto, dia de São João Batista, as festividades começam com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota, onde serão revividas todas as tradições associadas. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista.
Mais tarde, às 22h00, tem início o baile com o «Duo Reflexo», a que se segue um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, no areal da praia da Manta Rota.
Todos os concertos têm lugar no largo do antigo casino e a entrada é livre.
As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.