Praia da Manta Rota revive a tradição do Banho Santo
Ponto alto das celebrações acontece no dia 29 de agosto
As festas em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, até ao dia 29 de agosto, com desporto, bailes, música, dança, concertos, celebrações religiosas e um espetáculo de fogo de artifício.
O tradicional Banho Santo volta a ser o ponto alto das comemorações, no dia 29 de agosto, pelas 11h00, em pleno areal da praia da Manta Rota. A recriação histórica, levada a cabo pela associação «A Manta», assinala a data em que São João Batista foi degolado e continua a manter viva a tradição que atrai, todos os anos, centenas de pessoas a esta zona balnear.
Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.
Ao final do dia terão lugar as celebrações religiosas com a Missa Solene, na capela da Manta Rota (18h00), seguida da Procissão em honra de São João Batista (19h00).
Luciana Abreu é a artista principal a subir ao palco na última noite de comemorações (29 de agosto, às 22h30), que irá terminar com um grandioso fogo de artifício no Largo São João da Degola (00h00).
As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta», a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e o grupo desportivo «Os Morcegos».
Por: VRSA