Qual a comercializadora de eletricidade mais barata neste momento? Como calcular o consumo de energia?

fatura de eletricidade continua a ser uma das principais despesas do orçamento familiar e, por isso, convém estar a par das suas atualizações com regularidade. Como seria de esperar, os preços da eletricidade vão disparar em 2024 e, por esse motivo, queremos partilhar qual a comercializadora mais barata para que as famílias possam encontrar um equilíbrio nas suas despesas. 

Com os aumentos cada vez mais significativos no mercado regulado, fará sentido mudar finalmente para o mercado livre de energia, onde os consumidores encontram tarifas mais acessíveis, mas também com ofertas que poderão otimizar a sua rotina em casa. 

 

O preço da luz vai aumentar? Como? 

São mais de 900 mil os consumidores que ainda se encontram no mercado regulado de energia e que, logo em janeiro, sofreram um aumento de 3,7% nas suas despesas de eletricidade. Isto significa um aumento de 1 a 3 euros ou mais, diretamente provocado pelas alterações das tarifas de acesso às redes

Quanto aos consumidores que já se encontram no mercado livre de energia - são cerca de 5 milhões -, também sentirão um aumento na fatura, como recentemente divulgado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Na realidade, o aumento da fatura de eletricidade poderá ser chegar aos 20%, o que para muitas famílias será ainda mais difícil de suportar. 

Na prática, cada consumidor verá um valor único refletido na sua fatura, considerando a quantidade total de energia consumida e possíveis ajustes que possam ocorrer. Para te manteres informado sobre as alterações, partilhamos alguns pontos que deverás prestar atenção. 

Qual o valor de 1 kWh em Portugal?

preço da eletricidade é uma das preocupações recorrentes para os consumidores. Para compreendê-lo integralmente, é crucial observar não apenas o valor fixo a pagar pela potência contratada, mas também o valor variável associado ao consumo (apresentado em kWh na fatura), e influenciado por uma série fatores.

De imediato, deves saber que existem diferentes ciclos horários (simples, bi-horário e tri-horário) que fazem variar o preço do kWh em Portugal. Um consumidor com uma tarifa simples terá o kWh cobrado sempre ao mesmo preço, enquanto um consumidor com tarifa bi-horária ou tri-horária irá pagar menos pela eletricidade durante as horas de vazio - os períodos noturno e os fins de semana. 

Por sua vez, deves ponderar as ofertas das comercializadoras de energia, porque cada uma delas tem a liberdade de estabelecer os seus próprios preços, promoções e condições contratuais. Portanto, comparar as ofertas das diferentes comercializadoras é uma prática sensata para encontrar a tarifa mais barata. 

Qual a comercializadora de energia mais barata para um casal com dois filhos?

Considerado o simulador de energia da ERSE poderemos calcular qual a comercializadora de energia mais barata para uma família (um casal com dois filhos). Tendo como ponto de partida uma tarifa bi-horária com potência contratada de 6,9 kVA e um consumo de energia de 5000 kWh por ano (3000 kWh fora do vazio e 2000 kWh em vazio) estas são as tarifas oferecidas: 

 

 

 

Para famílias com dois filhos, poderemos perceber que a eletricidade mais barata é da Plenitude, com um custo mensal de 84,45 euros, enquanto a tarifa mais cara é a da MEO Energia, com um valor mensal de 97,38 euros. 

Poderemos perceber ainda que a diferença entre uma e outra comercializadora representa uma poupança mensal de mais de 10 euros. Para estes valores, porém, não estão incluídos o IVA e outras taxas em vigor. 

Qual a empresa com a luz mais barata para um casal sem filhos? 

Para um casal sem filhos, com potência contratada de 3,45 kVA e um consumo de 1900 kWh por ano (1140 kWh em fora do vazio e 760 kWh em vazio), conseguimos perceber que a Tarifa Fácil da Plenitude continua a ser a opção mais barata. 

 

 

 

Na lista podemos também destacar as ofertas da LuziGás e da EDP, entre aquelas com o melhor preço de luz em 2024. Mensalmente, os valores a pagar rondam estão os 30 e os 40 euros, para os consumidores que quiserem contratar uma tarifa única de eletricidade. No caso de desejares contratar uma tarifa dual, de luz e gás natural, representarão um acréscimo de alguns euros no final do mês. 

 

Como calcular o consumo de energia em casa? 

Uma vez estado ciente dos aumentos da energia em Portugal, poderás começar a fazer contas ao consumo energético lá de casa. A fórmula mais simples é começar por calcular o consumo de energia dos eletrodomésticos, com base nas informações que são fornecidas na etiqueta da classe energética. Para o efeito considera a seguinte fórmula: 

Consumo Energético:
Potência (W) x Tempo (h) = Watt hora (Wh) : 1000 = kWh/dia

Quer isto dizer que à potência (indicada em W) deverás multiplicar pelo tempo (em horas) em que o eletrodoméstico esteve ligado. Depois, bastará dividir o resultado obtido por 1000, a fim de converter o Watt-hora para quilowatt-hora (kWh). O resultado final indicará a estimativa do consumo diário do eletrodoméstico em kWh.

Só assim conseguirás avaliar minuciosamente o impacto energético de cada eletrodoméstico na tua fatura de eletricidade e implementar medidas para poupar no consumo.

Por fim, sugerimos que consideres o simulador da ERSE, com todas as ofertas do mercado livre em Portugal Continental para potências contratadas até 41,4 kVA. Poderás incluir o valor do consumo que gastas mensalmente e, obter uma resposta com base nas tuas necessidades.  

 

Por: Idealista News