Os Bombeiros Municipais de Tavira voltam a cumprir a tradição e inauguram, no dia 10 de dezembro, pelas 17h30, no quartel, o seu presépio de Natal.

1500 mil figuras distribuídas, em mais de 100 m2, entre musgo, areia, pedras e cursos de água retratam o nascimento do Menino Jesus, num cenário com caraterísticas da época e efeitos decorativos realistas.

Este presépio pode ser visitado, diariamente, até às 22h00, de dia 06 de janeiro.

Segundo conta a história os primeiros presépios surgiram, no século XVI, em Itália. Data de 1567 o primeiro presépio feito numa casa particular, a da Duquesa de Amalfi, que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e muitas outras cenas. Até ao século XVIII eram, sobretudo, as cortes que tinham presépios, feitos por artistas famosos.

Todavia, a celebração do nascimento de Cristo remonta ao século III, quando os peregrinos visitaram a gruta em que nasceu (Belém). Pinturas, relevos e frescos ilustram, desde o século XIV, o nascimento do Senhor.

Em 1223, São Francisco de Assis em vez de festejar a véspera de Natal na Igreja, como era hábito, fê-lo na floresta de Greccio. Assim, mandou transportar para o local uma manjedoura, um boi e um burro para melhor explicar a cerimónia às pessoas. É por esse motivo, muitas vezes, apelidado o autor do presépio.

 

Por: Município de Tavira