Durante o mês de setembro o Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão assinala o mês da prevenção do suicídio com um conjunto de atividades sob o mote «Agarra a Vida»

De acordo com a organização “o suicídio é um problema com alguma relevância no Algarve”, e por isso o objetivo destas iniciativas é sensibilizar a população para temática do suicídio promovendo também a prevenção da depressão e a redução do estigma associado à doença mental.

As atividades integram-se na campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia, do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio e na região do Plano Local de Saúde do Barlavento Algarvio.

Este ano, tendo em conta as medidas de contingência inerentes à situação de pandemia, a campanha “agarra a vida” irá desenvolver-se maioritariamente nas redes sociais.

Assim, logo a partir de dia 1 de setembro temáticas como a depressão, a prevenção do suicídio e a redução do estigma na doença mental serão abordadas no facebook e instagram através de vídeos interativos, quizes e jogos.

Simultaneamente, estará patente uma exposição sobre a mesma temática, no átrio da Unidade Hospitalar de Portimão.

Por: Chalgarve