As inscrições abrem no dia 1 de setembro, pelo que ao longo deste mês poderá decidir em que atividades quer participar.
De 1 a 5 de outubro, os visitantes de todas as idades e proveniências serão convidados a usufruir deste que é o maior evento nacional dedicado às aves e à natureza, através de iniciativas diversificadas, que prometem fazer as maravilhas de miúdos e graúdos.
As novidades nesta 13ª edição incluem ciclismo na Rota Vicentina, passeios noturnos (para ver morcegos, insetos e escorpiões), bem como palestras e workshops variados: sobre aves (do México e Países Baixos), bioacústica marinha (ouvir debaixo de água), análise das regurgitações de mochos e corujas e, até, a importância das baleias para a regulação do clima.
Já para as crianças, o programa contempla iniciativas e desafios como caça ao tesouro ("Em busca do mamífero perdido"), bem como, workshops de arte e educação ambiental ("Pintura de aves em tecido", entre outros).
Voltam, igualmente, a estar garantidas atividades de sucesso de edições passadas do festival: sessões de anilhagem científica de aves, cursos de iniciação à observação de aves, caminhadas temáticas (Arqueologia, Cultura, Geologia, Flora e Insetos) e saídas de barco. Os participantes inscritos poderão ainda aproveitar o evento para presenciar o momento da devolução de uma ave à natureza, construir caixas-ninho, hotéis de insetos e comedouros de aves, ajudar a limpar a Praia da Mareta e ouvir falar sobre aves e vinho, numa tertúlia especial.
As atividades decorrerão um pouco por toda a península de Sagres, sendo este o momento ideal para descobrir e explorar o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Acompanhe o Festival em www.birdwatchingsagres.com, no Facebook em www.facebook.com/birdwatchingfestivalofsagres
e no Instagram em www.instagram.com/sagresbirdwatchingfestival.