A Biblioteca Municipal de Castro Marim vai receber, já na próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro, pelas 10h20, o projeto Booktokers. O termo Booktokers resulta da junção de «book» (livro) e «tokers» (referente às pessoas que criam conteúdos para a rede social TikTok).

Trata-se de uma nova geração de divulgadores literários que utilizam as redes sociais para chegar ao público e partilhar as suas leituras e opiniões.

Através da criação de conteúdos - vídeos, fotografias ou pequenos textos, estes influenciadores literários dão a conhecer autores, obras ou séries, incentivando os seus seguidores a desenvolver o gosto e o hábito da leitura.

Íris (@didi.books_) é a booktoker convidada para esta sessão na Biblioteca Municipal de Castro Marim. Lê mais de 100 livros por ano e foi uma das primeiras criadoras de conteúdos literários na comunidade portuguesa do TikTok. Fez o primeiro vídeo há mais de três anos, quando a sua família (e o resto do país) estava confinada na Charneca da Caparica, Almada, por causa da pandemia, e tinha pouco com que se entreter.

Atenta a este novo fenómeno literário, que tem contribuído para dar novo fôlego à venda de livros em Portugal, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, em São Brás de Alportel, articulou com quatro jovens book influencers do concelho um novo projeto de promoção do livro e da leitura – “Entrelinhas: conversas literárias para leitores destemidos”. São estes quatro jovens que estarão também na sessão de sexta-feira com a Íris, a convite da Biblioteca Municipal de Castro Marim. A iniciativa é especialmente dirigida aos alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

Com esta iniciativa, o Município de Castro Marim procura aproximar as camadas mais jovens da biblioteca e dos livros e também explorar esta nova forma de nos relacionarmos e de cruzarmos o universo literário e o tecnológico, demonstrando as benefícios desta simbiose.