Neste sentido, e dada a necessidade do contributo da comunidade piscatória de Santa Luzia, realiza-se, no dia 14 de março, pelas 16h30, no Salão da Junta de Freguesia, uma apresentação do projeto, a qual conta com a presença do executivo municipal e dos técnicos da Lais de Guia – Associação do Património Marítimo.
O projeto visa uma investigação histórica, cultural, antropológica e biológica sobre a pesca do polvo e do atum nesta freguesia do concelho, a qual passa pela recolha documental e histórica, pelo estudo das artes de pesca do atum e do polvo, assim como das embarcações e da sua evolução ao longo dos anos.
Como complemento, e por forma a dar conhecimento público da pesquisa, prevê-se, entre outras ações, a realização de um filme promocional, a colocação de sinalética relativa à rota, uma exposição itinerante, um catálogo fotográfico e workshops.
A concretização do projeto resulta num investimento de €138.184,00€ + IVA, por parte do Município, sendo este valor financiado em 85% pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas – FEAMP.
Por: CM Tavira