De 29 de novembro a 18 de janeiro, a Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, recebe a exposição de escultura de Álvaro de la Veja, «Pronomes Reflexivos»
“Apesar de vivermos tempos obcecados por conseguir com que os robôs tenham uma inteligência cada vez maior, os especialistas consideram que não devemos preocupar- nos enquanto eles tiverem a inteligência de um réptil, de uma ratazana ou de um cão.
 
O problema virá quando tiverem a inteligência de um macaco, pois os macacos sabem que não são humanos. Às vezes tenho a impressão de que a obra do escultor luguês Álvaro de la Vega percorre o caminho contrário.
 
Não se trataria de aumentar o grau e a diversidade de inteligências que há no mundo, mas de regressar a uma época em que a inteligência abstrata fosse reduzida a uma inteligência meramente biológica, de sobrevivência, a um ecossistema dominado pelas formas mais primárias da linguagem (um grito, um advérbio, um vocativo, uma onomatopeia, uma desinência) e da geometria (uma intersecção de planos, uma atalaia, um prisma, uma parede, espaços de luz, como ele diz). E tudo porque as suas figuras provocam, no meu olhar, um profundo desejo de esquecer que sou consciente, logo racional, logo humano.»(Xosé
Ricardo Losada)
 
Esta exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábado, das 9h30 às 16h00. A inauguração acontece esta sexta-feira, 29 novembro, às 18h00. A entrada é livre.
 
 
Por: CM Loulé