A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, implementou uma vez mais o seu plano de sensibilização e informação pública no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais, durante os meses de fevereiro e março.

Com o objetivo de promover um contacto de maior proximidade com a população, esta iniciativa contou com a colaboração dos Bombeiros Municipais de Loulé, da Guarda Nacional Republicana e das Juntas de Freguesia.

A ação foi desenvolvida em todo o território das freguesias de Alte, Ameixial, Salir, União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, com a presença também nos mercados que se realizaram nessas freguesias, levando à população os temas relacionados com a Defesa da Floresta Contra Incêndios Rurais. Tratou-se de uma sensibilização da proximidade, com uma abordagem presencial de todas as forças, porta a porta e nos estabelecimentos comerciais.

Foram esclarecidas pelas autoridades várias dúvidas, mas também distribuídos folhetos que clarificam os procedimentos de autoproteção em caso de incêndio rural, como fazer uma queima e a sua necessidade de comunicação à Câmara Municipal ou Junta de Freguesia. Os agentes de proteção civil que estiveram nos locais informaram ainda para a obrigatoriedade de proceder à limpeza de terrenos, numa faixa de 50 metros em redor das habitações isoladas e 100 metros para os aglomerados populacionais.

Considerando que a proteção civil começa na prevenção, esta é uma missão que depende de todos, já que permite mitigar as situações de perigo e evitar comportamentos de risco.