Intrinsecamente ligadas aos tempos que marcam a evolução do calendário escolar, as férias da Páscoa proporcionam à categoria juvenil um momento ótimo para a realização de provas escalonadas.

É o caso do novo desafio competitivo do Extremadura Electromercantil-GR100, um desafio internacional que chega ao outro lado da ‘A Raia’ com a ajuda da Volta al Concelho de Loulé destinado ao ciclismo juvenil.

Três dias, um deles dividido em dois setores, vão colocar em jogo as diferentes classificações de uma prova que, ano após ano, não para de crescer e que em 2024 apresenta a grande novidade de apresentar um tempo individual, em vez do habitual tempo por equipas dos demais anos, na manhã do segundo dia. As principais seleções portuguesas e várias das mais poderosas formações espanholas encontram-se no Algarve. Todas as etapas partilham a meta na Avenida Laginha Serafim, na capital do concelho.

Curro Sánchez, Jaime Sánchez, Pablo Gordillo e Diego Martín, além de Luis Gallego e Daniel Melo compõem o sexteto da formação de «Plasencia» para enfrentar os restantes portugueses. Três ciclistas do primeiro ano e três do segundo ano rumo ao Algarve.

Para além desta prova cronometrada, embora o ‘percurso’ não tenha uma montanha muito elevada em termos de altitude, a Volta ao Concelho de Loulé propõe um terreno muito acidentado, com subidas exigentes e a dificuldade acrescida de gerir a calçadinha, o pavimento firme tão típico do urbanismo português. A Volta ao Concelho de Loulé abrange as serras da Rocha da Pena e do Caldeirão e todas as entidades populacionais que se instalam na sua orografia particular.

As subidas a Querença e à Cruz da Assumada aguardam o pelotão no primeiro dia; Santa Bárbara de Nexe, Arneirinha e Parragil durante a segunda e o fogo-de-artifício chega no sábado com a etapa rainha. Um percurso muito montanhoso com subidas à Picota, Alte, Freixo Seco, em duas ocasiões Barranco do Velho, Aldeia da Tor e os seus dois dígitos sustentados e Rato na ementa. Picota e Tor são as duas subidas de primeira classe da prova.

 

XXIX Volta ao Concelho de Loulé Juniores:

28 de março (jquinta feira): Ameixial – Loulé (76 km).

29 de março (sexta feira) – sector 1: Loulé – Loulé (11 km CRI).

29 de março (sexta feira) – sector 2: Quarteira – Loulé (76,3 km).

30 de março (sábado): Loulé – Loulé (118 km).

 

Electromercantil-GR100