Do plano de ação da Associação Oncológica do Algarve para este ano, fez parte a organização da MamaMaratona (MM), um evento de importante dimensão, essencialmente pela causa solidária que representa.

A 24ª edição da MamaMaratona decorreu este domingo, dia 20 outubro, com partida e chegada no Passeio das Dunas, entre Quarteira e Vilamoura, tendo batido mais uma vez todos os recordes de participantes, muito acima dos 3000, com os seguintes objetivos:
– Alertar para a prevenção do cancro, em particular da mama (“Outubro Rosa” – Movimento Internacional de Sensibilização e Prevenção para o Cancro da Mama);
– Sensibilizar para um estilo de vida saudável, pela prática de exercício físico;
– Angariar fundos para apoio ao doente oncológico e familiares.
A prova contou com uma Feira de Saúde com Rastreios e Despistes de Saúde gratuitos, exercícios de aquecimento, antes da prova e de relaxamento, depois da prova, pelo ginásio ArtBody, em Loulé.
Antes da cerimónia de entrega de prémios, o recinto foi animado musicalmente pela atuação ao vivo do artista algarvio Rafael Sousa.
O evento foi organizado pela AOA, em coorganização com a Câmara Municipal de Loulé (CML) e em parceria com a Freguesia de Quarteira e com a Associação de Atletismo do Algarve (AAALG).

A iniciativa integrou vários percursos, nomeadamente, uma Marcha/Corrida, de 5 e 7Kms, inserida no Calendário Regional de Marcha e Corrida do Algarve, promovido pelo Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ). Além disso, também foram realizadas a Mini Maratona (10,5Kms) e a Meia Maratona do Algarve (21km), ambas com um propósito solidário, de 2€ por inscrição, visando apoiar a AOA (inscrições realizadas pela AAALG).

 

Jorge Matos Dias