Um camião Unimog 4×4 do Exército serviu de cenário para o palco das 3 estações de rádio onde se lançaram senhas e comunicados.
Caros ouvintes! Estão sintonizados? Aqui a emissora do ‘Ondas da Liberdade’!
Estamos em direto nos bastidores da Revolução dos Cravos e da Rádio Portuguesa para vos dar a conhecer como a história ganha vida nos palcos com ONDAS DA LIBERDADE, onde o público é convidado a conhecer os encontros realizados entre os militares e todos os profissionais das rádios envolvidas que permitiram o sucesso da operação ao integrarem a mesma, tornando-se também eles aliados, ousando assim arriscar.
A trama decorre quando o Capitão Costa Martins e os seus camaradas procuram convencer o locutor de rádio João Paulo Dinis a participar através do lançamento de uma senha: “Faltam cinco minutos para as 23H. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74, E Depois Do Adeus”. Assim como o Jornalista Carlos Albino procura a ajuda do locutor Manuel Tomás para o lançamento da 2ª senha “Grândola Vila Morena” na Rádio Renascença dentro do programa Limite e, por último, na Rádio Clube Portugal, tomada pelos militares para a leitura dos comunicados, sendo as 4 primeiras comunicações lidas pelo Jornalista Joaquim Furtado.
Pretende-se enaltecer com esta peça e, em simultâneo, dar a conhecer o compromisso e a importância que a Rádio Portuguesa teve na Operação Fim-Regime, do lançamento das senhas aos comunicados do MFA – Movimento das Forças Armadas.
Em ONDAS DA LIBERDADE – 1ª senha, o público é convidado a conhecer os encontros realizados entre os militares Costa Martins e Otelo Saraiva de Carvalho com João Paulo Dinis, locutor que trabalhava nas estações do Rádio Clube Português e Emissores Associados de Lisboa. Assim, a trama decorre quando o Capitão Costa Martins e os seus camaradas, procuram convencer o locutor de rádio João Paulo Dinis a participar através do lançamento de uma senha que assinalará o arranqueda operação militar contra o regime.
Do primeiro encontro dentro da estação Rádio Clube Português, à partilha da operação dentro de um mini, de uma reunião com Otelo Saraiva de Carvalho num café situado no Centro Comercial Apolo 70, à Rádio Emissores Associados de Lisboa, João Paulo Dinis lança a 1a senha Faltam cinco minutos para as 23H.
Direção Artística – Frédéric da Cruz Pires
Interpretação – Catarina Carmo, Dinis Binnema, Diogo Binnema, Luís Mouzinho, Rui Raposo, Tânia Chavinha, Carolina Ventura
Cenografia – António Agostinho e Carla Freire
Produção e gestão – Andreia Morais
Assistência de produção – Adriana Dourado
Fotografia – Carlos Gomes
Design gráfico – Paulo Fuentez
Uma criação – Leirena Teatro
Coprodução com: Município de Porto de Mós, Regimento de Artilharia nº4
Apoio: Associação 25 de Abril, Município de Leiria, União de Freguesia de Marrazes e Barosa
Financiamento da DGartes e República Portuguesa.
Por: Jorge Matos Dias