Recentemente, os fregueses de Quarteira, tiveram conhecimento através da comunicação social, da implementação de dez postos de parqueamento de bicicletas em Quarteira, inseridos no tão polémico projeto Quarteira Lab/Ciclovia.

Perante esta grandiosa obra de contornos puramente ambientais e descarbonatórios, eleva-se a questão desta forma paulatina de se fazer política em Quarteira, em que algo tão parco e simples como os ditos postos de parqueamento, é apresentado à população como se de uma fenomenal e revolucionária ação se tratasse.

A endémica e persistente mentalidade política que paira sobre esta terra, quase um prelúdio no livro de boas regras de gestão municipal para quem preside aos desígnios do concelho, dita que por muito que os Quarteirenses se queixem e por vezes se manifestem de forma expressiva, há sempre quem diga “trabalhando, trabalhando e a caravana passando”. Pouco ou nada valendo a vontade de um povo que só no anterior mandato autárquico terá valido ao Estado acima de 100 milhões de euros em contribuições.

O mesmo povo que em reunião de câmara em Quarteira, pergunta pelo edifício do Mercado da Fruta e do Peixe, recebe como resposta um estudo anárquico, cataclísmico, apocalíptico, com diversos cenários à escolha, pautando-se o executivo municipal pelo pior de todos, condenando Quarteira ao Dilúvio de Noé e qual Arca (uma desculpa ou pretexto) , ganhando espaço para respirar sobre uma obra, complexa que não querem executar devido às particularidades do projeto e incômodos à povoação.

O mesmo executivo, que não temendo o Dilúvio avançou com a 2ª fase do Passeio das Dunas, avançou com a requalificação do Parque em frente à Nova GNR (antigos bombeiros). Caso para perguntar: Mas o Mar quando subir não chegará aí também? Não há coerência.

As pessoas perguntam-me: Porque motivo só fazem “embelezamentos” em Quarteira e não as obras que realmente merecemos? Porque motivo para Quarteira é sempre tudo mais difícil? Porque motivo não somos uma cidade liderante no contexto Algarvio? Porque motivo se continua a diminuir Quarteira, a principal cidade do concelho de Loulé a uma condição que não é a sua!?

Quarteira quer obra estrutural! Quarteira quer ser o veículo que irá levar o concelho de Loulé a níveis superiores de excelência. Quarteira pode e Quarteira merece! Mas há quem negue esse direito a Quarteira.

 

João Carlos Santos

Presidente do PSD Quarteira