Assim, com o objetivo de promover a doçaria tradicional portuguesa, o Banco de Tempo de Quarteira, apoiado pela Junta de Freguesia de Quarteira e pela Câmara Municipal de Loulé, promoveu na tarde de ontem, 21 de dezembro, o 1.º Concurso de Arroz-doce de Quarteira.
A iniciativa aconteceu na Rua Vasco da Gama perante uma grande moldura humana e com a colaboração de alunos da Escola D. Dinis.
Os pratos a concurso foram avaliados pela apresentação, sabor e textura, tendo sido premiados os três melhores, com cabazes de produtos natalícios.
O júri foi formado por Henrique Graça, da Pastelaria DuoDoce, pelo pizzaiolo campeão mundial Daniel Batista, da Pizzaria Encantus e por Mivalde Jesus, da Pastelaria Valenciana.
De referir ainda que a Junta de Freguesia de Quarteira ofereceu aos participantes e aos membros do júri uma colher de pau com a referência ao concurso.
Para a coordenadora do Banco de Tempo de Quarteira, Isabel Pinto, esta é “mais uma maneira das pessoas saírem de casa e conviverem, comunicarem umas com as outras e mostrarem as suas habilidades. Não há ninguém que não tenha um dom, uma habilidade e esta pode ser uma delas, mostrar o que é a gastronomia da nossa terra, mostrar o que se sabe fazer, mostrar que somos capazes de sair de casa é uma vitória de nós todas.
Portanto, todas as pessoas que concorreram já ganharam. Vamos procurar que tudo seja o mais isento possível e acreditamos que está aqui o melhor Arroz Doce que se faz cá no sítio. O Banco de Tempo só consegue desenvolver estas iniciativas com o grande apoio da junta de freguesia. Não há dúvida que ela é, agora, a nossa grande força para nos apoiarem a fazer estas coisas para tentar fazer de Quarteira aquilo que Quarteira merece. Os quarteirenses merecem estas coisas, nós temos as ideias para fazer coisas, mas precisávamos de quem nos ajudasse e agora temos quem nos ajude.
Portanto, aqui estamos para que esta seja a primeira de muitas iniciativas em gastronomia. Já ouvi, dos jovens que estão aqui a colaborarem connosco, «para o ano a minha tia vai concorrer»; «para o ano, vou fazer força para a minha avó também fazer o Arroz Doce dela». Portanto, isso já é uma vitória antes de se ganhar. Agradeço às pessoas que concorreram, às pessoas que aqui estão e parabéns a todos. Boas festas para todos com muita saúde e felicidade”.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, agradeceu “à D. Isabel e, na pessoa dela, a todas as pessoas que participam conosco nos eventos. A verdade é que nós temos que ter muita força para irmos atrás e termos muita energia para tudo aquilo que elas querem fazer e isso é o mais importante. Parabéns a todos aqueles que participaram. Parabéns ao Cassiano (Mivalde), ao Daniel, ao Henrique e aos alunos da escola D. Dinis que também estão aqui a colaborar.
No fundo, nós, em Quarteira, temos sempre uma grande equipa repleta de pessoas a participar e que gostam de fazer. Boas festas para todos”.
Por: JORGE MATOS DIAS