Quarteira, menina dos nossos olhos!

Todos te desejam, todos te carregam no colo, todos te enfeitam, mas poucos te deixam crescer.

Ao longo dos anos, Quarteira cresceu! Já não é uma menina. Quem com ela partilha uma boa relação, reconhece que agora é uma mulher com todas as condições para ser dona de si própria e com todas as condições para dispor da sua autonomia.

E ela bem merece!

Merece, por todas as “batalhas” que venceu graciosamente, sem nunca perder o encanto e também, por todas as que perdeu e ainda assim, manteve a sua graciosidade!

Mas o que lhe impede de ser reconhecida como a Senhora que merece?

Talvez o inconsolável sentimento de uma “mãe” que não se conforma com o crescimento da sua menina… Talvez a falta de “luz” própria no concelho de Loulé…

Mas tudo isto soa muito bem quando se aborda este tema como uma história!

Na realidade, Quarteira nada mais é que uma órfã que ao longo dos anos tem sido manipulada por uma madrasta que não lhe permite usufruir dos benefícios que dispõe, não lhe permitindo crescer com autonomia!

O que mais Quarteira terá de enfrentar?

Quem outrora a viu desabrochar, nunca se conformou com a estagnação do seu crescimento. A sua elevação a Vila, foi uma das batalhas vencidas e de grande importância. Bota Espadinha e Cristóvão Norte tanto se empenharam que conseguiram esse grande marco! Mais tarde, foi na elevação a Cidade que mais uma vez foi reconhecida a sua graciosidade.

Porém, o povo não se conforma com a estagnação deste crescimento! Não se conforma com a falta de investimento numa cidade que é uma grande fonte de rendimento! E o povo não se conforma ainda, quando a opinião das gentes desta terra não é, minimamente, levada em consideração!

Quarteira já não é uma menina, mas sim uma Mulher madura que sabe muito bem o que quer! Não precisa de ser enfeitada com “joias” caras, precisa de bons investimentos para promover a sua autonomia!

Cidade tantas vezes amparada, pelas mãos de quem bem lhe quis, mas completamente negligenciada por quem atualmente nada lhe diz

Um povo persistente, que saiu à rua defendendo com garra uma exploração de faixas verdes, reunidos às centenas, gritavam sem voz na imensidão.

E agora nem da saúde lhe tratam, o investimento deixa muito a desejar, com 200m2 de ampliação, às mezinhas “antigas” vais ter que te agarrar!

Pobre Quarteira, que de pobreza nada tem, quando ao entrar em tua casa nem te vejo reconhecida a condição de cidade! Serás eternamente contemplada como freguesia de Loulé.

 

Iolanda Melo

(Coordenadora das Mulheres Social Democratas de Quarteira)

Iolandamelo.quarteira@gmail.com