Quatro narrativas do Plano Nacional de Leitura foram adaptadas ao palco, pela Companhia Caixa de Palco, nomeadamente, “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andersen, “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa, “Vanessa vai à Luta”, de Luísa Costa Gomes e ainda “Ulisses”, na versão de Maria Alberta Menéres. A ação foi dinamizada no âmbito do Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas Escolares, em colaboração e com o apoio do Município de Albufeira
A Companhia Caixa de Palco adaptou quatro obras narrativas insertas no Plano Nacional de Leitura e trouxe-as ao palco do Auditório Municipal de Albufeira, para usufruto de 2700 crianças do 1.º, 2.º e 3.º ciclos das escolas dos três agrupamentos escolares do concelho.
As representações decorrem entre os dias 7 e 9 deste mês, com duas sessões durante a manhã e uma à tarde, exceto no último dia, em que toda a manhã foi dedicada a Ulisses. Com o grande herói de Homero os três atores despediram-se de Albufeira, deixando a marca de um ritmo notável e de uma interpretação extraordinária a todos os níveis, pelos atores Fábio Saraiva, Maria Pandeirada e Soraia Gurgo.
A excitação em todas as sessões foi estrondosa, mas o enredo acabava por atrair as atenções, culminado numa ovação apoteótica das crianças no final de cada espetáculo.
Esta ação foi dinamizada no âmbito do Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas Escolares, em colaboração e com o apoio do Município de Albufeira.
Sobre o placo estiveram as personagens e enredos de “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andersen, d’ “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa, de “Vanessa vai à Luta”, de Luísa Costa Gomes e ainda “Ulisses”, na adaptação de Maria Alberta Menéres, a partir de Homero.
Esta ação abrangeu os alunos das escolas Dr. Francisco Cabrita, Caliços, Olhos d’Água, Vale Pedras, Vale Carro, Diamantina Negrão, Ferreiras, Correeira, Paderne, Martim Fernandes, Fontainhas, Brejos, Sesmarias, n.º1 de Albufeira (Avenida do Ténis) e EBSA – Escola Básica e Secundária de Albufeira.
Acompanhados pelos professores e auxiliares, os alunos regressaram aos estabelecimentos de ensino, culturalmente bem mais informados.
CM Albufeira