A edição de 2023 da Volta a Portugal Continente começou como apontavam quase todos os prognósticos, com vitória de Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) no prólogo de 3,6 quilómetros, disputado em Viseu.
É a quinta vitória da carreira e a terceira consecutiva de Rafael Reis em prólogos da Volta a Portugal. O resultado de hoje foi conseguido graças a um desempenho à margem de toda a concorrência. O palmelense foi o único corredor a cumprir o percurso em menos de quatro minutos.
 
Rafael Reis parou o cronómetro nos 3m58s (média de 54,454 km/h). O segundo classificado, a dois segundos, foi o basco Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi). O terceiro, a três segundos foi o uruguaio Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), o mais bem colocado dos candidatos à classificação geral final.

O ciclista César Martingil do AVILUDO - LOULETANO - LOULÉ CONCELHO ficou em 4º lugar sendo o melhor das equipas algarvias em prova.

A Glassdrive-Q8-Anicolor impôs-se por equipas e Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi o melhor sub-23, comandando a classificação da juventude.
 
A primeira etapa em linha corre-se nesta quinta-feira, ligando o Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, a Ourém. A viagem tem 188,5 quilómetros, iniciando-se às 12h30 e terminando cerca das 17h30. É uma tirada ao jeito dos velocistas, embora uma subida de terceira categoria, a 13 quilómetros da meta, possa deixar alguns velocistas em apuros.
 

 

Por: Federação Portuguesa de Ciclismo