Tendo em conta as condições de arrefecimento verificadas nestes dias no Algarve e a previsão de temperaturas baixas para os próximos dias, no âmbito do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno, a Delegada de Saúde Regional deixa alguns conselhos e recomendações à população para fazer face à exposição de tempo frio e aumento das infeções respiratórias, nomeadamente, nas crianças, nos idosos e grupos mais vulneráveis:
• Se tem mais de 60 anos ou pertence a um grupo de risco, ainda vai a tempo de se vacinar. A Campanha de Vacinação Sazonal do outono-inverno de 2024-2025 contra a Gripe e contra a COVID-19 está a decorrer nas Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde e Farmácias Comunitárias. Proteja-se a si e aos outros, vacinando-se, não custa nada!
• Para se proteger do frio é aconselhável o uso de várias camadas de roupa, de preferência com tecidos naturais, cobrindo as extremidades (cabeça, mãos e pés) para manter o corpo quente.
• Proteja o rosto, evitando a entrada de ar frio nos pulmões.
• É importante ainda manter-se hidratado, dando preferência a alimentos e bebidas quentes como sopas e chás ou outros líquidos, mas evitando bebidas alcoólicas.
• Em casa deve manter o conforto térmico, assegurando o aquecimento para manter a casa quente, sem esquecer a ventilação adequada e o arejamento da casa nas horas menos frias.
• É recomendável a verificação prévia dos equipamentos de climatização como radiadores, braseiras e lareiras, tendo em atenção para o bom uso destes equipamentos, que além do risco de incêndio, podem provocar intoxicações, podendo mesmo ser mortais.
• Em casa mantenha atividade fazendo pequenos exercícios com os braços e pernas, por exemplo para ativar a circulação sanguínea.
• É recomendável ainda manter-se em contacto com os outros. Mantenha-se atento aos familiares e amigos que possam viver sozinhos, isolados ou em situações mais desfavorecidas.
• Mantenha o contacto sobretudo com familiares e amigos idosos e doentes crónicos, telefonando-lhes ou visitando-os para verificar o conforto térmico, o seu estado de saúde e necessidade de medicamentos ou outros bens essenciais.
• Caso tenha uma constipação ou uma gripe, lembre-se que são infeções respiratórias contagiosas. Para evitar a sua propagação siga as recomendações da etiqueta respiratória (tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou o braço), medidas de proteção individual (utilização da máscara sempre que tiver sintomas respiratórios agudos e em contacto com outras pessoas) e a lavagem frequente das mãos.
• Apela-se ainda que no caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá usar como primeira linha de contacto com o SNS a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
ARS Algarve