A Direção-Geral de Saúde acaba de lançar um Manual de Alimentação, com um conjunto de orientações nutricionais para o período da quarentena, bem como um Manual de Atividade Física, que permita aos cidadãos manter-se ativos nesta fase.

Embora exista ainda pouca evidência científica sobre a relação entre a doença por SARS-CoV-2 (COVID-19) e a alimentação, sabe-se, contudo, que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença. Por outro lado, sabe-se ainda que as medidas adotadas para a prevenção da propagação da COVID-19, nomeadamente o isolamento preventivo (profilático), poderão contribuir para alterações no comportamento de compra e de consumo de alimentos. Por exemplo, a compra menos frequente e a necessidade de organizar de forma diferente a ida ao supermercado. 

Por outro lado, é reconhecida a importância da atividade física, tanto no dia-a-dia como em situação de isolamento social, motivo pelo qual se emitem algumas recomendações para que os cidadãos possam manter-se ativos enquanto permanecem no seu domicílio. 

 

Por: UAlg