O apelido Rocha é topónimo tirado de “la Roche”, na Bretanha. O primeiro do apelido, “Tesson de la Roche”, integrava a lista dos invasores de Inglaterra, por Guilherme, Duque da Normandia (1035-1087) e Rei de Inglaterra, depois de 1066, ano da conquista.
O exército Inglês, comandado pelo Rei Harold (último Rei Anglo-Saxão) vinha de derrotar os Noruegueses do Rei Hardrada em Stamford Bridge, no centro do País e não estava preparado para na semana seguinte enfrentar em Hastings, 200 Km a sul, o Duque da Normandia … A tapeçaria de Bayeux descreve os acontecimentos …
Descendente do anterior, John de la Roche, passou da Inglaterra á Irlanda como Barão de New Castle e Senhor de Fort Roche. O apelido é frequente nesta Ilha.
Arnold de la Roche, companheiro de Gualdim Pais, 4º Mestre da Ordem dos Templários em Portugal, assina com este um contrato acerca da vila de Ferreira em 1126. A Ordem que havia sido fundada no contexto das Cruzadas, em 1118, é reconhecida dez anos mais tarde pela Igreja e nesse mesmo ano chega ao Condado de Portugal, onde fica sediada no Castelo de Soure. Foi decisiva na Reconquista e mesmo depois da extinção (1312) aqui permaneceu, como Ordem de Cristo (1319) ...
Um Monsieur de la Roche, Irlandês da casa de Quinzale, que veio para Portugal no tempo de D. João I (1385-1425) recebeu a mercê de Torres Novas. Foi pai de Luís, Gomes e Raimundo.
Luís da Rocha, Sr. de Torres Novas que, por não ter descendência, tornou para a Coroa…
Gomes da Rocha, irmão de Luís, foi casado com Inês de Menezes. Partidário de D. João I, foi Comendatário de Pombeiro e Bispo de Tripoli em 1482. Diz-se que teve vinte filhos (Felgueiras Gaio, 1678) …
Raimundo da Rocha, irmão mais novo de Luís e de Gomes, deixou descendência em Badajoz e em Serpa.
No Algarve encontrou-se Ventura da Rocha natural de Moncarapacho (filho de Diogo Gonçalves e de Ana Gomes). Veio casar a Loulé (1625) com Mónica da Fonseca, filha de Manuel da Fonseca, morador na Rua das Patarinhas e de Joana Fernandes, natural de Tânger…