Encontrando-se a concluir o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade do Algarve (UAlg), Rodrigo Teixeira foi dirigente associativo em várias organizações em diversas áreas como Saúde, Juventude, Desporto e Educação.
O seu percurso associativo foi iniciado no Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas (NECiFarm) da UAlg e no Núcleo Pedagógico da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Foi Secretário-Geral, em 2015, e Presidente da Direção-Geral da Associação Académica da UAlg, eleito em dois mandatos consecutivos, em 2016 e 2017. Ainda na UAlg, foi eleito membro do Conselho Geral, órgão máximo da Instituição, entre 2017 e 2019.
A nível nacional, foi eleito em Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) representante nacional dos estudantes do Ensino Superior no Conselho Consultivo de Juventude (CCJ) - órgão consultivo da Secretaria de Estado da Juventude - e no Conselho Consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Foi ainda delegado-eleito da Assembleia Geral da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Diretor de Política Educativa da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e integrou a Comissão Política do Fórum Nacional de Estudantes de Saúde (FNES).
Foi atleta federado de futebol de formação no Sporting Clube Farense e de natação pelas Piscinas Municipais de Faro, tendo sido também sido Nadador-Salvador Profissional por uma década no concelho. No LIVRE, faz parte do Grupo de Contacto (Direção Nacional) e do Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial do Algarve, tendo sido candidato às Eleições Legislativas em 2024 e 2025 pelo Círculo de Faro.
“A Assembleia Municipal é o órgão que acompanha e fiscaliza a atividade da Câmara Municipal, pelo que é essencial existir pluralidade de visões para um escrutínio mais exigente e eficaz ao Município. Nasci, cresci e sempre residi em Faro, sendo agora a vez de retribuir ao meu concelho tudo aquilo que me deu. É com esta missão que me disponibilizo a realizar este trabalho para os próximos quatro anos, com o compromisso de aproximar os cidadãos dos centros de decisão do futuro da sua terra. Faro pode sair da estagnação em que se encontra nos últimos anos e começar a projetar-se como uma cidade de futuro, mais verde, mais livre e mais justa, onde o espaço público é cuidado e o bem-estar dos cidadãos é colocado em primeiro lugar.” - refere o candidato.
O LIVRE também apresentou Adriana Marques Silva como cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Faro e Pedro Mesquita como Mandatário da Candidatura. Apresentou também candidatura a três Assembleias de Freguesia: União de Freguesias de Faro (Pedro Leitão), Montenegro (Paulo Penisga) e Conceição (Ricardo Viegas). As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 12 de outubro.
Livre