O concelho de São Brás de Alportel acolheu, na quarta-feira, dia 21, no Agrupamento José Belchior Viegas o evento da Associação Teach For Portugal, realizado em simultâneo em escolas públicas de outras quatro localidades do país: Porto, Viseu, Lisboa e Sousel.

O Município de São Brás de Alportel, em parceria com o Agrupamento de Escolas mantém uma parceria com a Teach For Portugal (TFP) desde o ano letivo de 2021/22, no seio da qual tem vindo a acolher Mentores TFP que atuam a tempo inteiro em contexto de sala de aula, em estreita colaboração com os professores, e também fora dela, através do envolvimento em projetos com a comunidade educativa.

Antes do evento, a Teach For Portugal promoveu um almoço de parceiros no âmbito da iniciativa Educação à Mesa, um espaço de encontro e colaboração que coloca a educação no centro da conversa e reforça o papel de todos na construção de soluções educativas. Este momento contou com a presença de diretores escolares, vereadores, representantes de instituições regionais (Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional – CCDR Algarve e Comunidade Intermunicipal AMAL) e parceiros privados.

A iniciativa que contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, teve lugar na Academia de Sabores, restaurante pedagógico do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel. Os alunos do Curso CEF de Restauração e Bar foram responsáveis pela preparação e serviço da refeição, demonstrando elevado profissionalismo e contribuindo para a criação de um momento de partilha e fortalecimento de redes.

O evento, que decorreu entre as 14h30 e as 17h30, na EB 2,3 Poeta Bernardo Passos, reuniu especialistas em educação, alunos, professores, diretores escolares e representantes da Teach For Portugal, promovendo o envolvimento das comunidades locais e o diálogo em torno da educação em Portugal.

A oradora principal em São Brás de Alportel foi Patrícia Martins, da Divisão de Planeamento da CCDR Algarve, que apresentou uma reflexão sobre a desigualdade educativa e os principais desafios regionais, bem como propostas de solução alinhadas com a missão da Teach For Portugal na promoção de uma educação mais equitativa.

Foram ainda apresentados os resultados de impacto da Teach For Portugal, que atualmente impacta mais de 12.000 alunos em 99 escolas de 55 municípios, através do trabalho de 138 Mentores e Professores TFP.

No último ano letivo, esta colaboração traduziu-se numa melhoria significativa do desempenho académico dos alunos, com um aumento de 24% da média das notas nas turmas acompanhadas.

 

CM de São Brás de Alportel