As honras de descerramento da placa cabe ao presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, e a bênção da mesma ao Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
Interessado em chamar a atenção para a importância dessa grande figura, o artista concebeu uma estátua de arte contemporânea para colocar no emblemático Cabo de São Vicente, um dos locais de visita mais importantes do nosso concelho e o único rochedo no Planeta com a designação desse santo.
Richard Grahne é um grande admirador do nosso território, particularmente no que diz respeito às antigas histórias e enigmas relacionados com São Vicente. Nesse sentido, tem investigado o culto deste antigo mártir da Igreja hispânica e publicou um trabalho acerca deste tema.
Recorde-se que São Vicente, mártir da Igreja Cristã, é o padroeiro de Vila do Bispo e das Dioceses do Algarve e Lisboa.
Em 304 foi martirizado durante a perseguição de Diocleciano, Imperador de Roma. Foi sepultado em Valência (Espanha).
No ano de 779 o seu corpo foi trasladado para este lugar, que tomou o nome de Cabo de São Vicente. Aqui foi construída uma Capela para guardar as relíquias, a qual se tornou lugar de peregrinação.
Em 1173 o 1.º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques mandou levar grande parte dos restos mortais de São Vicente para Lisboa, permanecendo aqui apenas algumas relíquias.
No ano 1516 foi fundado o Convento de S. Vicente do Cabo, de religiosos Franciscanos, que até 1834 acenderam fogueiras para orientação dos navios.
Em 1846 após a extinção das Ordens Religiosas, no local do convento foi construído este Farol.
Por: CM Vila do Bispo