A Câmara de Aljezur vai instalar 1.500 contadores com telemetria na zona do Vale da Telha para a monitorização e controlo de perdas de água, um investimento de 130 mil euros, foi hoje anunciado.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente daquela autarquia do distrito de Faro, António Carvalho, disse que, com a instalação dos contadores inteligentes, o município prevê uma poupança entre 25% e 30%, numa zona com registo de elevado consumo de água.

“Numa primeira fase vamos fazer a instalação na zona do Vale da Telha e arredores, das mais problemáticas no que respeita ao consumo, nomeadamente na inconstância do consumo e de maiores consumidores de água”, assinalou.

O autarca adiantou que a montagem dos contadores ultrassónicos faz parte de um conjunto de medidas aprovadas em 2022 “para reduzir os consumos e mitigar os efeitos da escassez hídrica no Algarve”.

Segundo António Carvalho, o município tem em curso “avultados investimentos para conter os consumos, controlo e eficiência hídrica”, prevendo instalar 16 pontos de controlo de perdas e medição na rede de abastecimento público.

Além destas medidas, a Câmara de Aljezur avançou com a redução de consumos nos edifícios públicos e com a diminuição e, em alguns casos, fecho de sistemas de rega em espaços verdes, apontou.

Em comunicado, a autarquia adiantou que o investimento integra também trabalhos na rede de depósitos de água do Chaparral, Carrapateira, Barreiras Vermelhas e Vale da Telha.

Os trabalhos desenvolvidos desde 2022 no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve para mitigar os efeitos da escassez de água no território têm o apoio do Fundo Ambiental.

 

Lusa