José Mendes começou por saudar a iniciativa organizada pela Câmara Municipal e por referir que esta foi a sua primeira visita oficial a um município e que fez questão que fosse aqui em Vila do Bispo por várias razões, uma delas é porque gosta de Vila do Bispo e que já tinha estado no município em diversas ocasiões quer enquanto vice-reitor da Universidade do Minho, quer a título pessoal.
O governante continuou o seu discurso salientando “… percebi que existe nesta ponta de Portugal uma forma de fazer política pública que considero exemplar. E se dúvidas houvesse, a Conferência que aqui teve lugar ao longo do dia é bem demonstrativa de um conceito de desenvolvimento inovador, que assenta nos valores locais e que não se limita a fazer o mesmo que os outros.”
O secretário de Estado destacou ainda que “Vila do Bispo não é só mar e praia. Apresenta hoje uma proposta de valor múltipla e menos dependente da sazonalidade. Aliás, a conferência de hoje releva bem os seus ativos endógenos.”
José Mendes deixou ainda um desafio a todos os presentes neste seminário “Depois da conquista do reconhecimento regional e nacional, através do título Município do Ano Portugal 2015, porque não procurar o reconhecimento internacional?
O conhecimento que adquiri sobre esta terra faz-me acreditar que é possível transformar Vila do Bispo e a sua marca Sagres numa referência internacional, um lugar onde o turismo e o estilo de vida saudável se combinam num ambiente descarbonizado.”
O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, na sua intervenção manifestou a sua satisfação pelo êxito do seminário, quer pela elevada adesão ao nível dos participantes, quer pelo nível dos oradores e dos painéis apresentados, anunciando que é intenção do município realizar o II seminário, dedicado às potencialidades do concelho designado “Um Mar de Oportunidades”.
Recorde-se que este encontro reuniu especialistas e investigadores em torno do nosso território, onde partilharam o seu conhecimento entre a comunidade local, enriquecendo a capacidade de comunicação dos nossos operadores turísticos.
“Património Histórico e Cultural”, “Habitat e Flora”, “Carta Arqueológica de Vila do Bispo”, “Praias”, “Surf”, “Trilhos, Roteiros e Rotas”, “Investigação Arqueológica da Universidade do Algarve no concelho” “Os Charcos Temporários, o Triops Vicentinus e o Projeto Life Charcos”, “Biologia Marinha”, “As Aves e o Turismo Ornitológico”, “Geologia e Paleontologia” e “Arqueologia Subaquática” foram os temas debatidos ao longo do dia por um conjunto de especialistas e investigadores onde partilham o seu conhecimento sobre o concelho.
Composto por 4 painéis moderados por individualidades de destaque a nível regional e nacional, este Seminário pretendeu promover o concelho de Vila do Bispo através da divulgação de algumas das suas diferenciadoras potencialidades naturais, culturais e patrimoniais.
Por: CM Vila do Bispo