O Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, acompanhado pelo vice-presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Bernardo Sousa, realizou no passado dia 12, uma visita ao Município de Odemira.

Miguel Fontes deslocou-se ao Balcão de Atendimento Permanente do IEFP de Odemira para assistir a uma demonstração do projeto-piloto de tradução automática, que no futuro irá facilitar o processo de atendimento a cidadãos estrangeiros.

De forma a melhorar a comunicação no atendimento, o projeto-piloto recorre à inteligência artificial, com recurso a um software de tradução simultânea, para a tradução automática de diferentes idiomas. Desta forma, os intervenientes poderão expressar-se na sua língua nativa, sendo automaticamente traduzidos.

O reforço e melhoria de serviços públicos em Odemira tem sido uma das preocupações do atual executivo. Este serviço, em desenvolvimento no Balcão de Atendimento Permanente de Odemira, traduz o empenho do Município e do Instituto de Emprego e Formação Profissional em reforçar a presença no território,
quer em termos de qualificação de espaços e recursos humanos, quer ao nível da capacidade de resposta à população.

A visita foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, pela vereadora Isabel Palma, pelo Delegado Regional do Alentejo do IEFP e Diretora e Diretor-adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral.