No âmbito das comemorações da Semana da Floresta Autóctone, a autarquia tavirense promove, entre 24 e 28 de novembro, no Parque de Lazer da Mata Nacional da Conceição, uma campanha de plantação de árvores.

As ações iniciam-se, no dia 24, entre as 10h00 e as 11h30, com a participação da comunidade escolar, estendendo-se esta medida, até dia 28, sendo que no dia 26 todos os interessados poderão participar.

No dia 25, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) promove, igualmente entre as 10h00 e as 11h30, junto ao Benamor Golf, uma ação de sensibilização, aberta a toda a comunidade, sobre o combate às espécies exóticas invasoras.

Com estas medidas, a edilidade pretende despertar a população para a valorização e preservação das espécies autóctones, dado tratar-se de uma floresta composta por árvores e outras plantas nativas de uma determinada região, adaptadas ao clima e ao solo. São ecossistemas resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuva intensa, desempenhando um papel fundamental na conservação da biodiversidade e no equilíbrio ecológico.

A organização desta Semana conta com a colaboração de vários voluntários, dos alunos do 2.º e 3.º Ciclos dos Agrupamentos de Escolas de Tavira, do Centro Ciência Viva de Tavira, do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e da ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA.

 

CM Tavira