Medida garante maior proximidade e eficiência no atendimento e acompanhamento dos assuntos relacionados com a saúde e políticas sociais

O município de Vila Real de Santo António inaugurou, na passada sexta-feira, as novas instalações da Divisão de Saúde e Intervenção Social, sitas na Rua Francisco Sá Carneiro (junto à Biblioteca Municipal).

A nova infraestrutura centraliza todos os serviços sociais e de saúde prestados pelo município e garante maior proximidade com os cidadãos, ao proporcionar uma resposta transversal e integrada. Está localizada numa área de fácil acesso e nas proximidades de outros equipamentos coletivos.

O espaço irá assim acolher o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, os serviços de habitação e ação social e os Serviços do Rendimento Social de Inserção.

Integra igualmente as valências do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo do concelho de VRSA, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de VRSA e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Em paralelo, agrega o Núcleo de Gestão de Equipamentos de Saúde, ao abrigo da transferência de competências nesta área - que englobam quer a gestão dos espaços, quer a promoção da saúde -, bem como o Núcleo de Intervenção Psicológica, que presta acompanhamento na área da psicologia, terapia da fala e saúde mental.

A cerimónia de inauguração das novas instalações contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Palma de Araújo, do vogal executivo do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Paulo Neves, da Delegada de Saúde de VRSA, Halyna Karuna, da vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Sotavento, Manuela Gonçalves, e do Técnico Superior do Setor de Intervenção Social do Instituto da Segurança Social, I.P., Rui Hilário.

Estiveram também presentes a Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, Célia Paz, o Presidente da Junta de Freguesia de VRSA, Valentim Santos, e o Presidente da Junta de Freguesia de Monte Gordo, Ricardo Catarino, além das forças de segurança e diversas associações e entidades locais.

O edifício foi nomeado como «Lutgarda Guimarães de Caires» e presta homenagem à escritora, poetisa e ativista portuguesa pelos direitos da mulher e da criança. Natural de VRSA, dedicou-se a várias causas sociais, nomeadamente o evento «Natal dos Hospitais». Neste mês de novembro, completa-se o 150º aniversário do seu nascimento.