As candidaturas ao “Pedido Único” apresentadas nestas sessões, que este ano decorrem até 31 de maio, são um dos apoios que permitem aos agricultores, mesmo com pequenas parcelas, suportar despesas fundamentais à manutenção do solo e das explorações, nos regimes em que as mesmas se possam enquadrar, complementando com algum rendimento a componente produtiva. Sem estas ajudas, a situação dos territórios rurais seria de muito maior abandono.
Os “Pedidos Únicos” de ajudas requerem uma candidatura a efetuar nos diferentes locais de atendimento e o cumprimento de determinadas regras. Esta iniciativa visa informar quem ainda nunca se candidatou, sobre as condições em que o pode fazer. Para os já mais familiarizados com estas medidas, visa esclarecer regras que importa cumprir, de modo a salvaguardar eventuais penalizações.
Depois de, em janeiro e fevereiro, Boliqueime, Alte e Salir terem acolhido esta iniciativa, é agora a vez de Vale Judeu. Seguir-se-ão, no próximo mês, a sessão na Tôr, dia 1 de abril, às 17h30, na sala de reuniões da União de Freguesias, e dia 4 de abril, às 10h30, no Ameixial, também nas instalações da Junta.
Este trabalho está a ser desenvolvido por uma parceria do Executivo Municipal com a Cooperativa AGRUPA e Associação IN LOCO, com o apoio das juntas de Freguesia e associações locais.