As celebrações de homenagem à padroeira têm início a 7 de setembro. Pelas 20.30 horas, haverá baile com Marco Filipe, seguido da atuação de SABURA PURA, pelas 22.30 horas, no recinto de festas. Após o espetáculo terá lugar o já habitual festival pirotécnico, pelas 00.00 horas, seguido da continuação do baile que promete continuar a animar o público presente.
No dia 8, dia em que assinala o Feriado Municipal, terá lugar pelas 10.00 horas, na Igreja da Misericórdia, a Sessão Solene do Dia do Município, na qual serão distinguidas várias individualidades e atribuídas Medalhas Municipais de Mérito. Segue-se a Inauguração da Exposição “Diálogos com a Coleção”, com a curadoria de Mariana Dias Coutinho, no edifício Passos do Concelho. No âmbito das cerimónias religiosas, o ponto alto será a Procissão Solene, agendada para as 17.00 horas, antecedida pela missa solene às 16.00 horas.
O espetáculo com Pedro Abrunhosa e os Camponeses de Pias, pelas 22.00 horas no Jardim Ribeirinho de Odemira é o grande destaque da noite, seguido de baile a partir das 23.30 horas.
No dia 9 de setembro, o recinto de festas volta a ser palco para mais um baile a partir das 22.30 horas, para terminar as comemorações em homenagem à padroeira da terra. Durante os três dias de celebrações, haverá funzone e animação variada para miúdos e graúdos no recinto de festas, entre as 16.00 e as 22.00 horas.
A Comemoração em Honra de Nossa Senhora da Piedade é uma tradição antiga da vila de Odemira e a sua organização é da responsabilidade do Município de Odemira, da Junta de Freguesia de São Salvador e Santa Maria e da Paróquia de Odemira.