A Cerimónia Protocolar será momento para a homenagem e reconhecimento a dois odemirenses que se destacaram pelo papel e ação que demonstraram ao longo da vida.
Por constituírem um exemplo de grande mérito e altruísmo, e pela dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros, Florêncio Maria e Liberdade Sobral serão reconhecidos com a Medalha Municipal de Mérito.
Natural do concelho de Odemira, Florêncio Maria Jacinto começou a cantar muito cedo, e cedo demonstrou ser um poeta com grande espírito de observação e grande memória. É respeitado como sendo um dos grandes cantores de despique e baldão na forma mais popular possível, no estilo antigo, sendo toda a sua poesia feita em décimas que tratam temas do seu quotidiano.
Liberdade da Silva Sobral, ou D. Liberdade, como era conhecida, foi dando forma material aos sonhos enquanto dividia a sua vida entre a lida da casa e o trabalho no campo. Um momento de fé despertou em si uma vontade criativa para a escultura, que a fez continuar a criar “bonecos”, sem que ninguém lhe tenha ensinado as técnicas base da arte de moldar.
Artista plástica de cunho popular, de tardia vocação, era conhecida sobretudo no concelho, mas a sua obra obteve ampla divulgação, tendo-se dedicado também à poesia.
Ainda no âmbito da Cerimónia do Dia do Município vai ter lugar pelas 11h45, no edifício dos Paços do Concelho a inauguração da Exposição “Diálogos com a Coleção”, com curadoria de Mariana Dias Coutinho. Segue-se um almoço convívio aberto à população no Recinto de Festas da Capela da Nossa Senhora da Piedade, agendado para as 13.00 horas.
No mês de setembro, a vila de Odemira homenageia a sua Padroeira nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade, a decorrer entre os dias 7 e 9 de setembro, com um conjunto de espetáculos e atividades culturais e religiosas que se inserem no programa da iniciativa “Setembro, uma imersão cultural”.