Sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter registado ao largo de Sines
Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado esta madrugada ao largo de Sines, avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA)
De acordo com o IPMA, o epicentro do abalo foi registado às 05:11, a 58 quilómetros a oeste de Sines.
O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, avançou o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, que estimou uma magnitude de 5,4 na escala de Richter.
Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico estimou o sismo como sendo de magnitude 5,1 na escala de Richter, com o epicentro a uma profundidade de cinco quilómetros.
A Proteção Civil disse à Lusa ter recebido relatos de que o sismo tinha sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, mas também no distrito de Setúbal.
Sentidas mais três réplicas após sismo de magnitude 5,3 ao largo de Sines
O sismo de 5,3 desta madrugada ocorrido a oeste de Sines já teve três réplicas, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
“Até à data foram sentidas mais três réplicas. A primeira com magnitude 1,2, a segunda 1,1 e a terceira 0,9. Se se voltar a justificar emitiremos novos avisos e comunicados”, adiantou o comandante nacional de emergência e proteção civil, André Fernandes, num briefing, às 08:00.
De acordo com André Fernandes houve um pico de chamadas por parte da população para o comando nacional, comandos regionais e sub-regionais e corporações de bombeiros, tendo sido dadas recomendações.
O comandante nacional adiantou também que este sismo não reúne critérios para ativação de planos especiais para este tipo de evento.
“Só são ativados planos a partir de 6,1, o sismo foi de 5,3”, disse.
Por: LUSA