Por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

A azia não é uma doença, mas sim, um sintoma de má digestão (Dispepsia). Por ex. quem sofre de refluxo gastroesofágico (subida do conteúdo ácido do estômago até ao esófago, provocando um ardor, devido à lesão das paredes do esófago por parte do ácido) pode sentir azia. Numa situação normal, a ligação entre o esófago e o estômago é unidirecional, ou seja, só permite que os alimentos passem do esófago para o estômago, nunca o contrário. Quando este mecanismo não funciona pode ocasionar o sintoma de azia.

Durante a gravidez é frequente a grávida sentir azia, uma vez que a digestão é mais demorada. Assim como o stress e os hábitos tabágicos também contribuem para tal sintoma.

Existem medicamentos que podem neutralizar a azia, mas para encontrar o medicamento ideal para si deverá contatar o seu médico ou farmacêutico.

Relativamente aos cuidados com a alimentação sugiro:

- Evitar refeições muito volumosas - coma pouco de cada vez, várias vezes

- Evite deitar-se ou até sentar-se de forma inclinada para a frente logo a seguir à refeição – idealmente caminhe um pouco antes de dormir ou coma pelo menos 2h30 antes de ir dormir

- A cafeína presente no café, descafeinado (menor teor), chá, chocolate e refrigerante cola, devem ser evitados, assim como bebidas com teor alcoólico e com gás;

- Alimentos como os citrinos, cebola, tomate, fritos e alimentos gordos, picantes, molhos e condimentos são muito associados a sintomas de azia, deve procurar evitá-los.

- Beber elevadas quantidades de líquidos à refeição (ex. água) também pode provocar azia

De uma forma geral deve evitar tudo o que lhe promova dificuldade na digestão e alimentos que lhe provoquem a sensação de ardor na garganta após o consumo e durante a sua digestão.

Última dica: obtenha o peso ideal para si, dessa forma ajuda a reduzir a pressão que a gordura abdominal faz sobre o estômago, evitando que o conteúdo alimentar do estômago e o ácido saia do estômago em direção ao esófago, provocando a azia.