Apesar do maior investimento em recursos financeiros e humanos e à máxima atenção prestada a este assunto, tem aumentado o número de ocorrências de suspeitas e desenvolvimento de culturas de legionella nos equipamentos municipais.

Na sequência do procedimento de monitorização, por parte de uma empresa independente, nas águas quentes sanitárias dos equipamentos desportivos públicos municipais, foram detetados indícios do desenvolvimento de cultura de legionella no Estádio Municipal e nas Piscinas Municipais.

O Município de Olhão determinou o encerramento temporário imediato dos balneários das duas instalações, para que fossem efetuados os procedimentos necessários à sua erradicação, nomeadamente através de choques térmico e químico tendentes a controlar a propagação.

No que diz respeito ao Estádio Municipal, aguarda-se os resultados da última contra-análise efetuada, que ditará, se negativa, a reabertura dos balneários.

Já no Complexo de Piscinas Municipais, os procedimentos não surtiram, ainda, o efeito desejado, pelo que o Município decretou, em articulação com a Autoridade de Saúde, o encerramento, não só dos balneários, mas de todo o Complexo, para dar lugar a uma intervenção mais profunda, que poderá ter que passar pela substituição dos componentes do sistema de águas quentes.

O Município está consciente dos constrangimentos que estes encerramentos provocam aos utilizadores, mas considera fundamental proceder à erradicação da bactéria por todos os meios necessários, para garantir o acesso em segurança a todos os munícipes.