Este seminário visa contextualizar os movimentos sociais, os acontecimentos e as obras relevantes, assim como promover a compreensão de dois séculos no decorrer dos quais Portugal assumiu importância central para o conhecimento dos continentes e das relações entre os povos.
Tavira foi, nesse período, a principal urbe do Algarve, importante porto mercantil, lugar estratégico na expansão portuguesa para o Norte de África, terra de navegadores oceânicos como os Corte Real. Nesta cidade residiu D. João II com a sua corte e invernava a Esquadra do Estreito.
As marcas dessas épocas, na cidade, são, ainda, visíveis no urbanismo, perfil ribeirinho, conventos e igrejas, telhados de tesouro e inúmeros pormenores renascentistas.
A entrada é livre e limitada à lotação da igreja. Como tal, deverão os interessados concretizar a sua inscrição, até dia 14 de março (quinta-feira), através do preenchimento obrigatório do formulário https://goo.gl/forms/NGU8z23jjdTrin3A3.
Programa
09h00: Abertura do secretariado
09h30: Sessão de abertura
Jorge Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira
Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve
Adriana Nogueira, Diretora Regional da Cultural do Algarve
1.º Painel – Moderação: Jorge Queiroz (Diretor do Museu Municipal de Tavira)
10h00: “O século XV: Um mundo em composição” – Luís Filipe Oliveira (FCHS - Universidade do Algarve)
10h30: “A Marinha Portuguesa nos séculos XV e XVI” – José António Rodrigues Pereira (Academia de Marinha)
11h00: Pausa para café
11:15: “A participação dos algarvios na Carreira das Índias no século XVI” – Maria da Graça Ventura (Centro de História da Universidade de Lisboa)
11h45: “A organização militar portuguesa nos séculos XV e XVI” – Coronel Luís Albuquerque (Diretor do Museu Militar de Lisboa)
12h15: Debate
12h45: Almoço livre
2.º Painel – Moderação: Daniel Santana (Museu Municipal de Tavira)
14:30: “Tensões e dinâmicas religiosas entre Portugal e o mundo (séculos XV-XVI) ” – Fabrizzio Boscaglia (Universidade Lusófona)
15h00: “Influências clássicas na literatura renascentista” – Adriana Nogueira (Universidade do Algarve)
15h30: “Ordens religiosas, arquitetura e urbanismo em Portugal (séculos XV-XVI) ” – Catarina Almeida Marado (CES-Universidade de Coimbra, FCHS-Universidade do Algarve)
16h00 – Pausa para café
16h15: “Tavira e as produções artísticas de um "mundo novo": antecedentes e principais realizações (séculos XV-XVI) ” – Carla Varela Fernandes (IEM-DHA-FCSH-Universidade Nova de Lisboa)
16h45: Debate
17h00:Encerramento
Por: CM Tavira