No ano em que se comemora o 100º aniversário do nascimento de Federico Fellini, a Banda Musical de Tavira, com apoio da Câmara Municipal de Tavira, juntou-se ao Cineclube de Tavira e à Partilha Alternativa para homenagear o famoso cineasta italiano. Esta iniciativa terá lugar integrada na programação das Mostras de Cinema ao Ar Livre Tavira 2020.

A autarquia tavirense, que apoia as mostras com apoio financeiro e logístico, bem como com a cedência do espaço, associou-se, também, à presente homenagem reconhecendo a importância de marcar esta data e, simultaneamente, de possibilitar a sinergia entre associações culturais do concelho.

A homenagem terá lugar no próximo sábado, dia 08, antecedendo a projeção do filme “La Dolce Vita e consistirá na interpretação, pela Banda Musical de Tavira, do tema central do filme “Amarcord” do compositor Nino Rota. A música é um elemento essencial na obra de Fellini, traduzindo perfeitamente as imagens "fellinianas" nos seus arranjos. O som evoca o filme que infelizmente não pode ser exibido, neste momento, em Portugal, devido a um litígio sobre os direitos de autor. 

Durante os oito minutos em que se ouvirá o tema, o espaço dos Claustros do Convento do Carmo onde decorrem as mostras, ficará rendido apenas aos sons da própria música, produzindo um fluxo de sensações e trazendo de volta as memórias vivas do universo de Fellini. 

Seguir-se-á a projeção do filme, o qual constitui um retrato da sociedade romana hedonista e superficial do pós-guerra, através do jornalista Marcelo e dos seus relacionamentos amorosos.

La Dolce Vita

Vencedor do Oscar - Prêmio da Academia, EUA (1962) - Melhor figurino, Preto e Branco de Piero Gherardi.

Vencedor da Palme D'Or . Festival de Cinema de Cannes (1960) - Federico Fellini.

 

Por: CM Tavira