No passado dia 20 de dezembro, o programa da RTP «Príncipes do Nada», protagonizado por Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), foi dedicado ao projeto Lado a Lado, promovido pela Associação em Contacto Tavira (AECT), acompanhando as suas técnicas no desenvolvimento das atividades realizadas juntos dos idosos da cidade e da zona serrana.
Inicialmente vocacionado para acompanhar e revelar projetos de solidariedade social desenvolvidos extra-muros, o formato Príncipes do Nada também tem acompanhado em Portugal o trabalho inspirador de várias organizações, associações e voluntários que tentam melhorar as condições de vida dos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos deixados à solidão ou dos refugiados que arriscam a sua vida fugindo de zonas de conflito.
Em cada episódio, a equipa produtora do programa mergulha em realidades dramáticas através de exemplos de esperança, que mostram como o valor da vida pode e deve ser sempre a prioridade. Príncipes do Nada foi distinguido como o melhor programa de televisão em 2010 pela Associação Portuguesa de Telespetadores.
Criado em 2013, o Projeto Lado a Lado projeto tem como público-alvo a população idosa ainda ativa mas que reside sozinha a maior parte do tempo sem suporte familiar e abrange as zonas urbanas e rurais da União de Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago).
Na zona urbana, os seus objetivos são: promover o envelhecimento ativo, o combate ao isolamento, à solidão e à exclusão social da população sénior. Entre outros, pretende também constituir-se como um apoio às famílias, para atingirem os seus objetivos. A associação desenvolve atividades no seu Espaço como Oficinas de informática, Ginástica, atelier de artes.
decorativas, atelier de saúde e bem-estar animação comunitária, o grupo de cantares tradicionais, grupo de promoção de saúde mental e passeios culturais.
Inicialmente, a equipa técnica bateu à porta dos idosos identificados pela Junta de Freguesia como vivendo sozinho sem suporte familiar e desde então não parou de combater situações de isolamento, solidão e exclusão social.
De quinze pessoas iniciais passaram para as 180 pessoas apoiadas por este projeto na zona urbana, com a sua sede no Largo Tabira de Pernambuco. E, ao contrário do que se possa pensar, é precisamente na cidade em que os idosos mais se sentem sozinhos, pelo que iniciaram juntando estes idosos, na sua sede, para que convivessem, reforçando também a sua auto estima com a elaboração de atividades.
A zona rural foi iniciada depois, face à inexistência de respostas sociais nestes meios, originada face a uma candidatura aprovada com o apoio da Portugal Inovação Social e do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, como projeto para a sustentabilidade, inovação e experimentação social.
Com um dispositivo móvel vão ter com a população residente em meio rural, levando apoio emocional e afetivo, fazendo sessões de estimulação cognitiva e a participação em eventos recreativos, inclusive levam uma cabeleireira cuidar da aparência física destas idosas residentes na zona rural.
As técnicas do projeto vão todas as semanas combater a solidão do mais velhos que residem e estão sozinhos e dispersos pela nossa zona serrana. Para quem recebe esta visita já não conseguem conceber a vida sem a sua presença. Com ambição, mas também conscientes da realidade rural, têm como objetivo chegarem a 100 idosos que residem dispersos na zona serrana, com acesso difíceis, especialmente no Inverno, e dificultados pela distância e por barreiras naturais.
Neste contexto, a Assembleia Municipal de Tavira, reunida em 28 de dezembro de 2021, delibera:
1. Aprovar um Voto de Congratulação pelo trabalho exemplar, inovador e meritório desenvolvido pela equipa técnica e pelos voluntários envolvidos no Projeto Lado a Lado junto dos idosos mais vulneráveis do nosso concelho, agradecendo igualmente o destaque concedido pela RTP a estas sementes de esperança que vão sendo lançadas na nossa serra.
2. Remeter cópia da deliberação que recair sobre esta proposta, para conhecimento e divulgação à Senhora Presidente da Câmara Municipal, à Junta da União de Freguesias de Tavira, aos órgãos sociais da Associação em Contacto Tavira, à Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, à Comissão Diretiva do POR CRESC ALGARVE 2020 e à Direção de Programa da RTP, bem como aos órgãos de comunicação social locais, regionais e nacionais, e proceder á sua publicação nos suportes de comunicação do Município de Tavira.