TEATRO, POESIA OU CIRCO CONTEMPORÂNEO

A música é um dos grandes destaques da programação de outubro do Teatro das Figuras, que conta também com os primeiros espetáculos do ciclo Noites de Poesia, abre espaço ao circo contemporâneo, à apresentação de coproduções de teatro e de propostas para os mais novos que também contemplam a primeira infância. O acesso a toda programação e à bilheteira poderão ser feitos aqui.

Música

A celebração do Dia Mundial da Música, a 1 de outubro, decorre com Carta a Amália de Júlio Resende, um espetáculo em que, depois do sucesso do disco Amália por Júlio Resende, o pianista volta a homenagear a fadista, desta vez numa Carta Aberta em forma de concerto, no ano em que se comemoram os 100 anos do nascimento da diva maior do Fado.

Nota ainda para a música de câmara na celebração dos 250 anos do nascimento de Beethoven no dia 8 - Beethoven e a Sua Época - e para a recriação do concerto Akademie que um dos mais brilhantes compositores da história da música deu em 1808, pela Orquestra Clássica do Sul, nos dias 29 e 31.

A 16 de outubro, o fadista Camané e o pianista Mário Laginha apresentam em palco os temas retirados de Aqui está-se sossegado, disco nomeado para os Grammy Latinos 2020, que juntou os dois amigos de longa data e músicos de excelência na recriação de temas na sua maioria retirados ao cancioneiro do Fado e ao repertório de Camané e que abriu também espaço a alguns inéditos.

Ciclo Noites de Poesia e Circo Contemporâneo No contexto do ciclo de poesia, assinalam-se os dois primeiros espectáculos, no dia 6 com a performance literária, musical e teatral A Gaveta de Pedra de Rogério Cão e Nanook, e a Poezia Bruxa com textos e voz de Pedro Monteiro e música e contrabaixo de Paulo Strak, no dia 20.

Otus, a 24 de outubro, é a proposta de circo contemporâneo que a Companhia Oliveira & Bachtler levam ao Teatro das Figuras, num convite à abstração através do teatro físico, do movimento ou da técnica clown.

Teatro

A meio do mês, a 15 de outubro, destaca-se a estreia da peça de teatro juvenil Romeu e Romeu, uma coprodução do LAMA - Laboratório de Artes e Média do Algarve com o Teatro das Figuras e para a apresentação da peça Turma de 95 de Raquel Castro, da qual o Teatro das Figuras também é coprodutor, ambos no âmbito do ciclo Às Quintas no Teatro.

Programação Infantil

O Maior Show Infantil, a 3 de outubro, junta em palco algumas das maiores personagens do mundo infantil, do Bob Esponja, ao Olaf, passando pelo Mickey e pela Minnie, num espetáculo multidisciplinar para maiores de 6 anos.

Já os pais com bebés até aos 3 anos de idade podem assistir a Rollover Beethoven, no dia 11, uma proposta da Trupe dos Bichos a partir de música de dança escrita por Beethoven no final do séc.

XVIII. Igualmente para crianças até aos 3 anos de idade destina-se O Meu Amigo Robô, um espetáculo de teatro e música eletrónica agendado para 25 de outubro.

Programação Paralela

Continuam as palestras online Vidas Com Arte, no canal de Youtube do Teatro das Figuras, que começaram na quarentena e têm como objetivo dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas já com créditos firmados mas também de novos artistas emergentes: no dia 14 de outubro o convidado é o coreógrafo Victor Hugo Pontes.

Destaque ainda para a formação online Cria o teu Beat com Rafael Correia, no dia 20, e para a Oficina de Movimento com Diogo Santos, no dia seguinte, a 21.

Anexos: Júlio Resende, Camané e Mário Laginha e Romeu e Romeu

Por: Teatro das Figuras