Em 2009 foi elaborada a primeira versão do Kit Cartográfico, que assim designava a cartografia de apoio ao combate elaborada com base nas cartas topográficas militares e nos ortofotomapas de 2005.
Esta cartografia continha ainda impressas sobre aquelas bases cartográficas, os elementos disponíveis na altura, considerados como peças-chave na delineação das estratégias de combate a incêndios, tais como a rede viária padronizada, pontos de água classificados em função da sua acessibilidade a meios terrestres e aéreos, faixas de gestão de combustível que se encontrassem executadas, os locais de estacionamento das equipas de sapadores florestais, entre outros.
Dado que este kit cartográfico, em formato de papel, se encontra já bastante desatualizado - os ortofotomapas ali constantes têm já cerca de 10 anos - e dado ainda que o seu manuseamento não era suficientemente expedito, considerou-se que a sua atualização deveria passar não só pela atualização da cartografia de base, mas também pela utilização dos novos equipamentos informáticos, nomeadamente tablets, com todas as suas potencialidades de georeferenciação por GPS, comunicação de dados, medições de distância e áreas automatizadas, etc., possuindo este sistema uma capacidade de atualização de dados de base, tais como a rede viária, a de pontos de água, a de faixas de gestão de combustível e outros dados que possam vir a ser considerados necessários, que o formato em papel dificilmente suportaria.
Assim, a TERRAS DO INFANTE - Associação de Municípios, tomou a decisão de implementar esta atualização nos moldes acima referidos, tendo adquirido um conjunto de quinze equipamentos informáticos, carregados com os dados de base acima descritos, que foram distribuídos por cada um dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos corpos de Bombeiros Voluntários dos três municípios constituintes desta Associação de Municípios - Aljezur, lagos e Vila do Bispo.
Estes municípios servirão assim de pólo de teste e desenvolvimento destes kits cartográficos, que poderão, mais tarde, vir a ser adotados, de forma normalizada, pelos restante municípios do distrito.
 
Por: CM Aljezur