Pela primeira em Portimão e em Portugal os 18 pilotos das 9 equipas da grelha 'mostraram' pela primeira vez as 15 curvas algarvias ás Ducati que dão energia a este campeonato.
Com quatro sessões de 15 minutos em agenda o dia começou com o espanhol Hector Garzó a liderar a primeira sessão com uma melhor volta em 1m49.336s na frente de Jordi Torres e Nicolas Spinelli, os dois únicos que ficaram a menos de um segundo do espanhol. O mote estava dado mas na segunda sessão Spinelli baixou a melhor volta em quase um segundo para assumir o primeiro lugar na folha de tempo com 1m48.487s face a Matteo Ferrari e Kevin Zannoni, desta feita num lote de 9 pilotos que ficaram separados por menos de um segundo.
As duas sessões da tarde voltaram a mostrar o trabalho feito pelas equipas e foi com 1m48.003s que Spinelli fechou a terceira sessão, mais uma vez marcada por diferenças reduzidas entre os dez melhores. Hector Garzó fechou no segundo posto a apenas 173 milésimas de segundo, 18 milésimas menos que Alessandro Zaccone, o terceiro mais rápido.
A derradeira sessão do dia voltou a mostrar voltas ainda mais rápidas e no final Spinelli foi mesmo quem fechou o dia em primeiro ao rodar em 1m47.632s, menos 101 milésimas que Alessandro Zaccone. Com 11 pilotos separados por menos de um segundo a sessão final do dia viu Kevin Zannoni ser o terceiro mais veloz.
O campeonato do mundo MotoE utiliza pelo segundo ano consecutivo as rápidas Ducati V21L, motos eléctricas capazes de atingir uma velocidade máxima superior aos 270 km/h e que pela primeira vez estão em Portugal, sendo o Autódromo Internacional do Algarve o palco da primeira prova em 2024, entre os dias 22 e 24 de Março.
Por AIA