Para que esta construção fosse possível, no entanto, já anteriormente o Município de Aljustrel tinha estabelecido um protocolo de colaboração com a ULSBA, tendo cedido o terreno para a edificação da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos, bem como elaborado os projetos de arquitetura e de especialidades, isentando ainda o projeto de controlo prévio.
De referir que a Câmara Municipal de Aljustrel comparticipará também financeiramente uma parte da obra, nomeadamente a parte que não tem fundos comunitários, cabendo também a esta autarquia a fiscalização da empreitada, em conformidade com a legislação em vigor.
Com a construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos conseguir-se-á melhorar substancialmente o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados a utentes e residentes e dar-se-ão ainda melhores condições laborais aos profissionais de saúde para desempenharem as suas funções.
Esta é uma obra há muito reivindicada por esta autarquia e pela população da freguesia, pelo que é com agrado que o Município de Aljustrel vê a concretização desta adjudicação que permitirá o arranque da construção.