No dia 18 de abril, entre as 9:00 e as 17h00 irá realizar-se a V Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas (CEAAC), no auditório 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve

Realizada desde 2018, a partir de uma ideia original da Escola Secundária de Loulé, esta conferência, resulta da preocupação pelo desenvolvimento de projetos de cidadania ativa em que os alunos sejam interventivos na comunidade, responsabilizando-os pelo desenvolvimento e conclusão desses mesmos projetos nas suas várias vertentes.

Sob o tema "Biodiversidade: um desafio à mudança”, espera-se, entre outros objetivos, que os jovens apresentem  e discutam projetos que visem a melhoria do desempenho dos seus concelhos relativamente às alterações climáticas, no que concerne ao diagnóstico de situações, à adoção de comportamentos e estratégias com vista a minimizar os prejuízos causados por essas mesmas alterações e à promoção de propostas de ação relativas à adaptação das sociedades a esta realidade. 

Este ano, organizada pela Escola Secundária Pinheiro e Rosa, conta com a participação de alunos das outras Escolas Secundárias de Faro, (ES João de Deus e ES Tomás Cabreira), além da ES de Loulé e da ES Dr. Francisco Fernandes Lopes.

Além de vários Workshops e Apresentações temáticas dinamizadas pelos alunos destas escolas, a conferência contará também com a apresentação da palestra “Biodiversidade, conservação da natureza e ética” pelo  Professor Doutor Jorge Paiva, professor aposentado da Universidade de Coimbra. 

Será apresentada a peça teatral “De Tuvalu, com amor”, pelos alunos da disciplina de Teatro da ES Pinheiro e Rosa e acontecerá um momento musical levado a cabo por um grupo de jovens estudantes que fazem parte da Escola de Música da Fuseta.

 

A Comissão Organizadora do V  CEAAC

Aeprosa