Em 2023, nasceram mais bebés em Portugal, com a barreira dos 80 mil nascimentos a ser ultrapassada, marcando assim um período de alegria e crescimento para muitas famílias.

O acompanhamento e aconselhamento profissional revela-se fundamental neste período, principalmente para os pais de primeira viagem, para os quais tudo é uma novidade. Assim, para levar o esclarecimento sobre os mais diversos temas relacionados com a gravidez e a parentalidade, as Conversas com Barriguinhas vão juntar todas as semanas especialistas em saúde materna em sessões online gratuitas para as famílias portuguesas.

Nas próximas sessões online, que decorrem nos 24 e 31 de janeiro, às 18h00, vão ser partilhados exercícios de rotina adequados para cada trimestre da gravidez, assim como conselhos práticos sobre os cuidados essenciais com o bebé. As inscrições estão disponíveis na plataforma.

A higiene do bebé, o seu desenvolvimento e os exercícios para cada trimestre

O bebé deve tomar banho todos os dias? Existem produtos específicos para o banho e hidratação do bebé? Qual a hora ideal para o fazer? Como devo preparar a água. No dia 24, pelas 18h00, a enfermeira Núria Durães, especialista em saúde materna e obstétrica, vai responder a todas estas questões sobre a higiene do bebé e dar a conhecer cada passo para preparar o banho em segurança.

Ainda com foco no bebé, o evento vai contar com uma terapeuta da fala e ocupacional, da Fisiokids, para explicar a importância de brincar para o desenvolvimento da comunicação da criança e para a criação de laços com os pais.

Por fim, a personal trainer Sandra Sousa vai indicar exercícios leves adequados para o primeiro trimestre de gravidez, aquele em que o cuidado com os movimentos deve ser redobrado. Já as atividades físicas recomendadas para o terceiro trimestre de gravidez, como os desportos aeróbicos, vão estar em destaque na sessão de dia 31, também pelas 18h00.

Primeiros dias em casa com o bebé: sono e cólicas

Os primeiros, e mais esperados, dias com o recém-nascido em casa vão ser outro dos tópicos do dia 31, desta vez na voz do pediatra Manuel Magalhães, que partilhará orientações fundamentais sobre a preparação da casa para receber o bebé e ainda sobre os cuidados com o bebé, abordando questões como, por exemplo, a hora de sono nos bebés e a amamentação.

E porque as cólicas são um motivo de muito desconforto para o recém-nascido e de preocupação para os casais, a psicóloga pediátrica da ForBabiesBrain, Clementina Almeida, vai ajudar os pais a aliviá-las com técnicas simples.

Em ambas as sessões, Sofia Figueiredo, conselheira em células estaminais da Crioestaminal, vai dar a conhecer a importância de guardar as células estaminais do cordão umbilical do bebé. Estas células, que só podem ser colhidas e armazenadas no momento do parto, têm a capacidade para se transformarem nas diferentes células que constituem os vários tecidos e órgãos do nosso corpo e, por isso, têm sido utilizadas no tratamento de mais de 90 doenças, entre as quais cancros do sangue e perturbações do espectro do autismo.

Uma das grávidas participantes nas sessões online de janeiro das Conversas com Barriguinhas vai ainda receber uma bola de Pilates e um kit de colheita de células estaminais do cordão umbilical.

Por bcw-global