Por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Desde 2002 que existe uma Confraria da Sopa, através dos dados históricos, conclui-se que a sopa remonta à pré-história, podendo ter tido origem em regiões com atividade vulcânica residual, através da adição de plantas, sementes, entre outros em “poças de água quente” dando origem à primeira sopa.

Do ponto de vista culinário a sopa resulta da cozedura em água, de diversos alimentos predominantemente hortícolas, aos quais se pode adicionar gordura, pão, carne, ovo, batata, massa, arroz para de uma forma geral ser comida à colher. Do ponto de vista nutricional depende da quantidade e qualidade dos alimentos utilizados aquando a sua confeção.

Sem mencionar os caldos, existem sopas simples onde os seus ingredientes são 100% hortícolas e, sopas ricas onde temos como base as sopas de vegetais com pão/massa/arroz/batata/leguminosas e/ou carne/peixe/ovo, por ex. canja, sopa da pedra, açorda galinha com grão, gaspacho, sopas de tomate com ovos…

Se a sua estratégia for a perda de peso, aconselho-o a não comer só sopa, mas sim, a visualizá-la como um complemento diário da sua alimentação. Por ex. poderá comer uma sopa simples + uma fonte de proteína (carne/peixe/ovo/queijo magro/fiambre de aves) no prato. Lembre-se que a sopa deve ser espessa de forma a estimular a sua saciedade (mas, sem batata), deve ter algo para mastigar (ex. feijão verde, espargos…), pobre em gordura e não ter cubos de sabor. Claro que isto só se aplica às sopas simples, uma vez que as sopas ricas devem ser vistas como prato principal.

Por outro lado, se o seu objetivo é o ganho de peso, então aconselho-o a adicionar: (ex. azeite, sementes, frutos gordos – amendoins, nozes, amêndoas), batata, massa, arroz, e/ou leguminosas à sua base de legumes.

De uma forma geral evite a monotonia, varie na cor, nos condimentos com ervas aromáticas e na textura. A sopa é uma excelente fonte de minerais e vitaminas, fibra, antioxidantes e água, é económica, saciante, fácil digestão, saudável, rápida e prática.

Inove!